004. Plantas Mágicas
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HOGWARTS
SETEMBRO, 2000
A Grã-Bretanha bruxa experimenta tempos de instabilidade política: Sionis Lestrange, o novo rosto da agenda supremacista, é amplamente cotado ao cargo de Ministro da Magia. No Castelo, rumores em torno de criptas amaldiçoadas povoam o imaginário dos estudantes, estes que, num amanhã próximo, optarão por agendas tradicionais ou reformistas. Passado e futuro convergem — aqui e agora.
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Plantas Mágicas
Enciclopédia
A Profª. Sprout estava parada atrás de uma mesa de cavalete no centro da estufa. Havia uns vinte pares de abafadores de ouvidos de cores diferentes arrumados sobre a mesa. Quando Harry tomou seu lugar entre Rony e Hermione, a professora disse: — Vamos reenvasar mandrágoras hoje. Agora, quem é que sabe me dizer as propriedades da mandrágora? Ninguém se surpreendeu quando a mão de Hermione foi a primeira a se levantar. — A mandrágora é um tônico reconstituinte muito forte — disse Hermione, parecendo, como sempre, que engolira o livro-texto. — É usada para trazer de volta as pessoas que foram transformadas ou foram enfeitiçadas no seu estado natural.

Harry Potter e a Câmara Secreta, capítulo seis ("Gilderoy Lockhart")





Primeiro Ano


Abútua
Botão-de-Prata
Feijões Luzidos
Flores Sombrinhas
Mandrágora

Abútua
Origem da planta: pode-se localizar a planta em lugares arejados;
Características físicas: uma grande trepadeira com frutos arroxeados;
Utilidades mágicas: a seiva extraída dos seus frutos é utilizada como um método de engrossar poções e aprimorar seus efeitos e ao ser ingerida, cura injúrias de envenenamentos de grau um;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: seus frutos amadurecem em cinco semanas.


Botão-de-Prata
Origem da planta: pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo;
Características físicas: planta de base redonda e com um caule médio com folhas verdes;
Utilidades mágicas: Suas folhas são utilizadas em poções energizantes para cansaço constante, fadigas e falta de apetite, além de serem úteis também em alguns antídotos de envenenamentos de grau um;
Mecanismo de defesa: não há.


Feijões Luzidos
Origem da planta: pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo;
Características físicas: uma planta pequena, mas não chega a ser rasteira. Possui um caule estreito;
Utilidades mágicas: os bagos produzidos pela planta brilham no escuro;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: os bagos da planta são muito saborosos e a sua essência é utilizada na produção dos famosos Feijõezinhos de Todos os Sabores.


Flores Sombrinhas
Origem da planta: locais arejados;
Características físicas: flores enormes;
Utilidades mágicas: elas possuem um aroma incomum, capazes de perfumar um ambiente todo;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: elas possuem o tamanho de sombrinhas, por isso o nome característico.


Mandrágora
Origem da planta: frequentemente encontrada em locais escuros e silenciosos;
Características físicas: é uma planta com raízes enrugadas na forma de um ser humanóide;
Utilidades mágicas: a seiva extraída de suas folhas é utilizada como um método de aprimorar poções curativas, que podem tirar uma pessoa do estado de petrificação;
Mecanismo de defesa: assim que retirada do seu local.


Segundo Ano


Cactos Venenosos
Diafanina
Figueiras Cáusticas
Losna
Malva
Mimbulus Mimbletonia
Narciso
Urtigas
Valeriana

Cactos Venenosos
Origem da planta: regiões que recebem pouca precipitação pluviométrica. Desertos com pouca vegetação e 90% dessa planta é encontrada no deserto do Saara;
Características físicas: possuem as mesmas características de um cacto normal, só um pouco maior e mais largo;
Utilidades mágicas: o seu muco marrom causa envenenamento na hora em que é expelido;
Mecanismo de defesa: ao se sentir ameaçada, a planta libera um muco de seus poros cactulares;
Extras: o muco que é expelido causa envenenamento de grau um.

Diafanina
Origem da planta: são encontrados em locais mal iluminados e úmidos;
Características físicas: um grande ninho rasteiro de visgos roxos;
Utilidades mágicas: apesar de não possuir uma propriedade mágica ainda descoberta, os seus visgos se locomovem livremente;
Mecanismo de defesa: a planta é extremamente inofensiva;
Extras: é uma planta muito parecida com a Visgo-do-diabo, mas possuindo diferenças essenciais.

Figueiras Cáusticas
Origem da planta: são nativas da Abissínia;
Características físicas: grandes árvores com topos coberto por folhas longas;
Utilidades mágicas: a semente de seus figos possui a capacidade de aguçar o bom humor;
Mecanismo de defesa: a árvore não possui.

Losna
Origem da planta: pode ser encontrada na margem de qualquer lago ou rio;
Características físicas: planta esverdeada, rasteira e com raízes finas;
Utilidades mágicas: suas folhas são úteis no preparo da Poção da Paz e também são utilizadas como catalisadores de poções;
Mecanismo de defesa: ao ser manuseada sem o uso de luvas, ela causa ardência e machucados ao entrar em contato com a pele;
Extras: a planta assemelha-se em termos físicos ao alecrim.

Malva
Origem da planta: pode ser encontrada em qualquer mata ou floresta;
Características físicas: planta pequena e rasteira;
Utilidades mágicas: suas folhas, quando queimadas, são estímulos à uma zona neural que permite ao bruxo ter sensações incomuns;
Mecanismo de defesa: não possui;
Extras: não é propriamente venenosa e não possui classificação de envenenamento, pois o bruxo, quando quiser, pode sair do transe.

Mimbulus Mimbletonia
Origem da planta: pode ser encontrada em qualquer ambiente;
Características físicas: planta pequena com aspecto de cacto que comporta pústulas por toda a sua extensão corporal;
Utilidades mágicas: toda a planta não possui propriedades mágicas úteis;
Mecanismo de defesa: quando ameaçada, espirra um muco verde escuro viscoso e mal cheiroso;
Extras: quando adulta, também é capaz de emitir gritinhos quando se sente ameaçada.

Narciso
Origem da planta: pode ser encontrada em qualquer lugar do mundo;
Características físicas: plantas lindas e com caules longos, folhas verde vivo;
Utilidades mágicas: não possui utilidades mágicas;
Mecanismo de defesa: o narciso gritante dispara um ruído que incomoda a quem o ameaça;
Extras: existem dois tipos de narciso: o comum e o gritante.

Urtiga
Origem da planta: encontrada em todo o mundo, com exceção de desertos;
Características físicas: planta com caule torto e pelos eriçados;
Utilidades mágicas: tem a sua utilidade em poções;
Mecanismo de defesa: caso seja manuseada sem luvas, pode trazer ardor por uma semana na pele que teve contato;
Extras: mesmo se a planta estiver seca, deve ser manuseada por luvas.

Valeriana
Origem da planta: encontrada em qualquer lugar do mundo;
Características físicas: planta pequena com folhas longas;
Utilidades mágicas: suas folhas servem como efeito sonífero e calmante;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: encontrada na maioria das vezes na forma de infusão ou comprimidos.

Terceiro Ano


Acácia
Cocleária
Erva de Anis
Koiné Grega
Lingústica
Nestravel

Acácia
Origem da planta: encontra-se a planta em qualquer lugar do mundo, mas é muito mais fácil localizá-la em Cairo, no Egito;
Características físicas: grande tronco, longos galhos, folhas oblongas e bagos brancos;
Utilidades mágicas: a essência extraída dos bagos dessa planta é utilizado na poção da Paz. Além disso, após a purificação dos bagos, o mesmo serve para a restauração total das energias;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: esta planta é considerada sagrada aos egípcios. Em dez semanas os bagos já estão maduros e prontos para serem utilizados na poção da Paz, mas para utilizar o bago como restaurador, deve esperar o amadurecimento de 15 semanas do fruto.

Cocleária
Origem da planta: encontra-se a planta às margens de lagos e rios;
Características físicas: planta rasteira e pequena com folhas muito brancas;
Utilidades mágicas: as suas folhas, ao serem cozidas, são utilizadas na Poção para Confundir. Suas folhas consumidas nuas inflamam o cérebro de bruxos;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: encaixa-se em envenenamentos de grau dois.

Erva de Anis
Origem da planta: é encontrada em matas abertas;
Características físicas: uma planta pequena e azul;
Utilidades mágicas: as suas folhas, ao serem infundidas com água, podem passar tranquilidade a quem beber a infusão. Ao serem queimadas, o pó das cinzas das folhas pode causar leves queimaduras. Quando essa planta, digamos ficar muito próxima das narinas ela pode dar um leve efeito de dormência na região. Seu pó também pode ser usado como repelente para inseto mágicos. Para os trouxas isso é considerado um veneno;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: é recomendável manusear a erva com luvas feita de tentáculos de anêmona. A planta foi descoberta pelo herbólogo Raphael Ripoll.

Koiné Grega
Origem da planta: nos terrenos montanhosos da Grécia;
Características físicas: planta pequena e fina, muito frágil;
Utilidades mágicas: a seiva do caule desta planta é utilizado na Poção da Ambrosia Mágica;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: é uma planta extremamente rara e por isso, muitas pessoas não sabem manuseá-la perfeitamente, fazendo-a se reduzir a cinzas. Para manuseá-la corretamente é preciso o uso de luvas de couro de briba.

Lingústica
Origem da planta: é uma erva nativa do sul da Europa;
Características físicas: planta pequena e rasteira;
Utilidades mágicas: suas folhas são utilizadas no preparo da Poção para Confundir. Caso não haja o manuseio correto nas suas folhas, provocará a inflamação do cérebro;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: é recomendável o uso de luvas de couro de dragão no manuseio da erva.

Nestravel
Origem da planta: é uma planta encontrava com mais facilidade na Europa;
Características físicas: uma planta pequena, gorda e com folhas curtas;
Utilidades mágicas: a ingestão das folhas dessa planta causa vômitos, tonturas e efeitos alucinógenos;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: planta perigosa, descoberta por Arthur Dowtt.

Quarto Ano


Acanto
Aliquente
Arruda Aromática
Artemísia
Bubotúbera
Culantrilho
Heléboro Negro do Agreste
Helária
Hipnotizadora Egípcia
Tentáculos Venenosos
Venenosa MultiHead
Visgo-do-Diabo

Acanto
Origem da planta: é encontrada em qualquer lugar do mundo;
Características físicas: planta perene com folhas longas e verdes;
Utilidades mágicas: a seiva que é extraída de suas folhas é usada em poções contra queimaduras. Suas folhas esmagadas formam uma pasta que fecha cortes quase instantaneamente. Serve também como catalisador de poções da sorte, resultando em cinco minutos a mais no seu efeito;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: ela possui dois estágios, sendo que apenas no segundo o suco retirado de suas folhas produz efeito.

Aliquente
Origem da planta: encontra-se facilmente em qualquer lugar do mundo;
Características físicas: folhas longas e amareladas, caule curto e robusto;
Utilidades mágicas: suas folhas causam histeria a quem tocá-las sem proteção;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: a histeria provocada pelas folhas de Aliquente é facilmente revertida a partir de um antídoto com base na secreção de Besouros da Melancolia.

Arruda Aromática
Origem da planta: são encontradas nas reservas bruxas da floresta amazônica, mas também é possível encontrá-la na Europa, uma vez que foram exportadas ilegalmente por Dharma Mugworth;
Características físicas: herbácea semelhante à arruda comum, porém coberta por flores rosas idêntica às da planta onze-horas;
Utilidades mágicas: as flores do vegetal servem basicamente como o efeito do feitiço “Specialis Revelio”. É só jogar uma pétala da planta e a pétala assumirá a cor do que líquido realmente é. Os tons das pétalas variam dependendo do efeito que causará a bebida ou alimento, sendo negro a morte, vermelho o envenenamento, verde um ataque de risos, entre outros tons;
Mecanismo de defesa: ao se sentir atacada, a espécie libera gases levemente atordoantes. O gás não surte efeito qualquer quando a planta sente que está sendo bem tratada;
Extras: os primeiros a descobrirem a planta foram os indígenas brasileiros, mas os estudos aprofundados sobre a planta só foram feitos anos mais tarde.

Artemísia
Origem da planta: encontra-se em qualquer lugar do mundo;
Características físicas: erva pequena e rasteira;
Utilidades mágicas: quando suas folhas são queimadas, são um estímulo a uma zona neural que permite ao bruxo ter sensações incomuns;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: não é propriamente venenosa e não possui classificação de envenenamento, pois o bruxo, quando quiser, pode sair do transe.

Bubotúbera
Origem da planta: ela é encontrada em qualquer lugar;
Características físicas: plantas gordas de aspecto lamaceiro, de cor preta, grande. Há bolhas amareladas sobre sua estrutura;
Utilidades mágicas: o pus extraído das pústulas da planta serve como ingrediente da poção antiacne e também da poção embelezadora para a pele. Seu pus é hostil a pele;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: recomenda-se o uso de luvas quando for extrair o pus da planta.

Heléboro Negro do Agreste
Origem da planta: a planta pode ser encontrada onde há temperaturas baixíssimas e está em constante desenvolvimento;
Características físicas: pequena, confundida com erva por bruxos menos experientes;
Utilidades mágicas: o pus da sua primeira fase apresenta uma cor esbranquiçado que serve para ser aplicado diretamente em machucados e, além disso, pode ser injetado para sanar problemas internos de grau um, como dores de cabeça ou no estômago. Quando chega em seu segundo estágio, este pus é usado em envenenamentos complexos de nível cinco;
Mecanismo de defesa: não há.
Extras: o primeiro estágio da planta é conhecido por “Erva-de-Natal” e o segundo por “Rosa-do-Fogo”. A planta assume o segundo estágio após quatro semanas do primeiro. Para extrair o pus seria necessárias Luvas de Dragão por sua alta toxicidade e acidez. Descoberta pelo herbólogo Zac.

Helária
Origem da planta: planta que só pode ser encontrada no fundo de cavernas cáusticas;
Características físicas: planta média e de aparência sombria;
Utilidades mágicas: suas folhas são utilizadas no Elixir da Euforia e no Gás da Gargalhada.
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: a planta foi descoberta pelo botânico Beaumont Marjoribanks.

Hipnotizadora Egípcia
Origem da planta: encontrada apenas no Egito;
Características físicas: planta perene, do tamanho de uma árvore média;
Utilidades mágicas: essa árvore destaca-se pela sua interessante interação com hieróglifos;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: de suas sementes é extraído um pus amarelo semelhante a areia fina.

Tentáculos Venenosos
Origem da planta: qualquer lugar do mundo;
Características físicas: planta redonda que do centro saem vários galhos parecidos com tentáculos muito verdes;
Utilidades mágicas: não há;
Mecanismo de defesa: Sempre se remexe, e ao acertar um bruxo, deixa-o com sério envenenamento de grau três;
Extras: planta perigosa com espinhos venenosos por toda a sua extensão tentaculosa.

Venenosa MultiHead
Origem da planta: apenas em florestas mais fechadas e escuras;
Características físicas: planta pequena com aparência sombria, folhas negras;
Utilidades mágicas: a secreção expelida dessa planta quando é injetado em alguém, faz a pessoa desmaiar, mais ou menos como se estivesse sido estuporada;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: o efeito dura quinze minutos ou pode ser tratado com um antídoto comum. O herbólogo John Ripoll a descobriu.

Visgo-do-Diabo
Origem da planta: vive em lugares úmidos e escuros;
Características físicas: são pequenos visgos roxos que crescem rapidamente. Possuem uma base redonda de onde partem os visgos.
Utilidades mágicas: não há;
Mecanismo de defesa: toda vítima que se aproximar do Visgo-do-Diabo será agarrada pelo emaranhado de tentáculos da planta. Uma vez pego, é quase impossível soltar-se;
Extras: ao menos que fique relaxado, e assim a planta entenderá que não há perigo. Também a planta é extremamente sensível a luz. Tem um verso que sempre deve ser mantido na mente: “Visgo-do-diabo, visgo-do-diabo, uma gracinha mas no sol definha.”


Quinto Ano


Arbusto Tremulante
Come-boi Amazônica
Damianina
Descurainia
Espirradeira Dracônica

Arbusto Tremulante
Origem da planta: encontrada em florestas tropicais;
Características físicas: um arbusto que possui vários espinhos entre seus galhos que move-se descontroladamente;
Utilidades mágicas: não há;
Mecanismo de defesa: quando sente-se ameaçada, libera espinhos venenosos por toda a sua extensão;
Extras: o grau de envenenamento provocado pelos espinhos da planta é o quatro.

Come-boi Amazônica
Origem da planta: encontrada na floresta amazônica;
Características físicas: possui um caule grosso e suas enormes folhas dão a impressão de bocas cruzada entre os dentes;
Utilidades mágicas: não há;
Mecanismo de defesa: planta extremamente agressiva e perigosa, e, como é perceptível pelo nome, pode comer até um boi;
Extras: só são fiéis aos seus donos.

Damianina
Origem da planta:  planta rasteira que se desloca por metros abaixo da terra, o que a torna dificilmente localizável;
Características físicas: planta pequena e rasteira, facilmente confundida com erva;
Utilidades mágicas: em seu interior, ela possui um líquido verde que é usado em poções que têm utilidades no cérebro de bruxos;
Mecanismo de defesa: não há.

Espirradeira Dracônica
Origem da planta: encontrada em florestas mais densas;
Características físicas: erva atípica, suas folhas verde-musgo, com leves linhas ocre e aparência escamosa, suas bordas, de recortes irregulares, parecem ter sido contornadas por puro fogo, e, conforme atingida pela luminosidade, tremeluz como se estivesse ardendo em chamas;
Utilidades mágicas: só por estar perto da planta, o bruxo têm um grande acesso de espirros, de caráter alérgico. Os espirros, curiosamente, emitem uma fumaça. O pó dessa planta torna-se mais letal, uma vez que adentra o organismo com mais facilidade , dando aos espirros proporções catastróficas;
Mecanismo de defesa: não há;
Extras: é recomendado o uso do feitiço Cabeça-de-Bolha se for preciso a exposição a tal planta, uma vez que entrar em contato com a Espirradeira por muito tempo pode acarretar traumas no sistema respiratório por toda a vida. Planta descoberta pelo herbólogo Dodge Wacksouth.


Sexto Ano


Bocas-de-Guincho
Lírio de Fogo Africana
Mortífera Gasosa

Bocas-de-Guincho
Origem da planta: planta extremamente rara, encontrada apenas em florestas grandes e escuras;
Características físicas: planta grande, com galhos enormes parecidos com guinchos;
Utilidades mágicas: produz um pus que é usado em soluções de pessoas que perderam a voz (como a Síndrome de Vocesserum, que causa asfixia e perda total de voz);
Mecanismo de defesa: seu grito é mortal a qualquer bruxo quando adultas, por isso é necessário cuidado excessivo;
Extras: não se deve usar fertilizante nessa planta, pois pode acarretar na sua disfunção. Os seus ataques encaixam-se nos envenenamentos nível sete.

Lírio de Fogo Africana
Origem da planta: encontrada apenas na África;
Características físicas: uma planta grande e negra com um grande casulo no meio do caule;
Utilidades mágicas: o seu muco é extraído e, geralmente, depois de passar por um grande processo de purificação, pode ser utilizado na poção Derretedora;
Mecanismo de defesa: ela cospe esferas de geléias e magma quando alguém se aproxima dela, queimando tão profundamente como se fosse magma;
Extras: deve-se lidar com a planta totalmente equipado com couro de dragão.

Mortífera Gasosa
Origem da planta: em florestas fechadas;
Características físicas: planta se assemelha a um lírio de cor lilás, e em seu caule há um espinho que rege os movimentos e os sentidos da planta;
Utilidades mágicas: não há;
Mecanismo de defesa: como o nome já diz, essa planta exala um gás altamente tóxico, causando envenenamento, asfixia, seguida de perda de consciência.


Pottermore
Administração
Moldura :
004. Plantas Mágicas G1NHurR
Frase :
Help will always be given at Hogwarts to those who ask for it.
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