002. Feitiços
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HOGWARTS
SETEMBRO, 2000
A Grã-Bretanha bruxa experimenta tempos de instabilidade política: Sionis Lestrange, o novo rosto da agenda supremacista, é amplamente cotado ao cargo de Ministro da Magia. No Castelo, rumores em torno de criptas amaldiçoadas povoam o imaginário dos estudantes, estes que, num amanhã próximo, optarão por agendas tradicionais ou reformistas. Passado e futuro convergem — aqui e agora.
1402
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1502
Segunda onda de resultados. Execução de pré-RPs.
1602
Abertura do RPG.
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Feitiços
Enciclopédia
Na manhã do Dia das Bruxas, os alunos acordaram com um delicioso cheiro de abóbora assada que se espalhava pelos corredores. E, o que era ainda melhor, o Prof. Flitwick anunciou, durante a aula de Feitiços, que, em sua opinião, os alunos estavam prontos para começar a fazer objetos voarem, uma coisa que andavam morrendo de vontade de experimentar desde que viram o professor fazer o sapo de Neville sair voando pela sala. O Prof. Flitwick dividiu a turma em pares para praticar. O parceiro de Harry foi Simas Finnigan (um alívio, porque Neville tinha tentado atrair sua atenção). Mas Rony teria que trabalhar com Hermione Granger. Era difícil dizer se era Rony ou Hermione que estava mais aborrecido com isso. Ela não falava com nenhum dos dois desde o dia em que a vassoura de Harry chegara.

Harry Potter e a Pedra Filosofal, capítulo dez ("O Dia das Bruxas")


Em Pottermore, cada indivíduo é especial, estando ligado a um agrupamento de características que formam o denominado "arquétipo", que lhe proporciona uma gama de feitiços e vantagens arquetípicas únicas e exclusivas. Por outro lado, seguindo a formatação de uma grade curricular, é possível dizer que bruxos estudantes de Hogwarts também partilham de feitiços que são comuns à sua convivência, visto que dividem o mesmo ensino e um componente estudantil que atende a todos, sem distinções quanto à sua raça ou pureza de sangue. Partindo desta premissa irrevogável, concluímos que seria de bom grado disponibilizar uma lista de feitiços disponíveis além das habilidades consagradas aos grupos anteriormente citados, de maneira livre e acessível mediante o avanço dos anos letivos. Abaixo, está descrito todos os feitiços acessíveis e seus efeitos primordiais, uma vez que aprimoramentos não atendem este portfólio.

Note que setimanistas não obtêm feitiços via lista geral — canonicamente, a disciplina "Feitiços" se estende até o quinto ano letivo, não estando prevista na ementa dos Níveis Incrivelmente Exaustivos de Magia (N.I.E.M.).




Primeiro Ano


Alarte
Alohomora
Aquamenti ou Aguamenti
Depulso
Expelliarmus
Faísco
Fera Verto ou Vera Verto
Kadabrus
Lumos
Nox
Protego
Reparo
Scarlatum
Wingardium Leviosa

Alarte
Efeito: a varinha desempenha o papel de uma espécie de caixa de ressonância, produzindo um zunido alarmante de grande potência, capaz de causar desconforto auditivo em qualquer ser vivo numa área de 5x5 quadrados. É preciso enfatizar que o ruído não possui potencial desconfortante ao ponto de, por exemplo, impedir um indivíduo humano de realizar determinada ação. Trata-se, sumariamente, de um incômodo, e nada além;
Luz: não há;
Movimento manual: giro.

Alohomora
Efeito: encantamento utilizado para abrir fechaduras previamente seladas por magia, especialmente aquelas afetadas via Colloportus. Ao ser conjurado, o feitiço emite um baque silencioso, desencadeando uma onda mágica que desbloqueia a fechadura alvo;
Luz: não há;
Movimento manual: giro e aceno.

Aquamenti ou Aguamenti
Efeito: inicialmente, o bruxo conjura um disparo hidrocinético através do feixe de sua varinha em direção ao alvo, umedecendo a área atingida e provocando um impacto que se aprimora gradualmente ao longo dos anos de experiência;
Luz: não há;
Movimento manual: giro.

Depulso
Efeito: o bruxo desencadeia uma impulsão tremeluzente que atinge um objeto, propelindo-o descontroladamente por uma distância de até cinco quadrados. Essa força de impulsão reduz-se para dois quadrados se o objeto em questão estiver sendo previamente impulsionado por outro feitiço de característica semelhante. Vale ressaltar que o feitiço não é efetivo em objetos de médio porte, como sofás, caixas ou cadeiras;
Luz: não há;
Movimento manual: aceno.

Expelliarmus
Efeito: o feitiço, direcionado à mão armada de um bruxo, origina uma propulsão concentrada que, ao atingir o local desejado, força o alvo a perder o objeto em sua mão. O disparo é projetado de forma a compelir o bruxo a abrir a mão, resultando na desvinculação do objeto alvo da sua posse;
Luz: escarlate;
Movimento manual: giro e estocada.

Faísco
Efeito: o bruxo conjura uma pequena sucessão de luzes multicoloridas que emergem da extremidade da varinha, iluminando momentaneamente a região ao redor. Essas luzes não possuem força de impacto, servindo principalmente como um efeito luminoso e estético;
Luz: definida pelo conjurador;
Movimento manual: giro.

Fera Verto ou Vera Verto
Efeito: é capaz de transformar um animal de pequeno porte em um determinado objeto de igual tamanho e proporção, podendo ser através do movimento contrário ao do feitiço original;
Luz: não há;
Movimento manual: giro anti-horário.

Kadabrus
Efeito: feitiço impactante pouco nocivo, projetado para gerar impulsos de energia que, inicialmente, causam danos mínimos à epiderme humana. Desenvolvido com a intenção de desorientar ou debilitar o oponente ao longo do tempo, exigindo uma sucessão de golpes para infligir um dano significativo;
Luz: prata;
Movimento manual: aceno.

Lumos
Efeito: origina um pequeno vórtice luminoso que se mantém fixo na ponta do condão mágico, sendo útil na iluminação de uma área de até 2x2 quadrados ao redor do bruxo conjurador. Não tem potencial para cegar a visão, e seu feixe não pode ser projetado direcionalmente;
Luz: branca;
Movimento manual: aceno rápido.

Nox
Efeito: contrafeitiço destinado a cancelar efeitos da conjuração Lumos ou Lumos Solem que tenham sido previamente lançados. A priori, serve como o único neutralizante eficaz para desfazer as iluminações mágicas criadas por esses encantos específicos;
Luz: não há;
Movimento manual: giro.

Protego
Efeito: o encantamento de escudo é uma das principais ferramentas de combate e defesa do arsenal de qualquer bruxo minimamente experiente. Com um risco para cima em um movimento rápido, é capaz de materializar uma barreira defensiva e invisível que se comporta como um perfeito escudo no sentido de qualquer lampejo. Apesar de extremamente poderoso e conveniente, o Protego é incapaz de repelir as Três Maldições Imperdoáveis, o que o torna inútil contra, por exemplo, a Maldição da Morte;
Luz: não há;
Movimento manual: risco para cima.

Reparo
Efeito: envolve determinada ruína de objetos para realocar as peças quebradas outrora, funcionando apenas se todas as peças do artefato quebrado estiverem próximas. No primeiro estágio, somente copos, jarras e itens semelhantes podem ser reparados, a partir do segundo estágio, cadeiras, sofás e poltronas. Do terceiro em diante, pode promover diversas manutenções em itens de variados tamanhos;
Luz: não há;
Movimento manual: giro contínuo.

Scarlatum
Efeito: gera um lampejo escarlate que atinge determinada superfície para promover um impacto que cresce conforme a distância percorrida. Até 4 quadrados, o feitiço tem potencial para arrastar um homem adulto por dois quadrados, algo semelhante a quem é puxado pelas vestes, sem causar hematomas ou dores intensas. De 4 acima, o impacto é forte o bastante para causar um impacto brusco, capaz de arrastar um homem adulto por até quatro quadrados; o golpe pode deixar hematomas e a força é como de quem é atingido por um objeto pesado em movimento;
Luz: escarlate;
Movimento manual: giro e aceno.

Wingardium Leviosa
Efeito: feitiço básico de levitação. O usuário encanta um objeto específico para que ele seja elevado no mesmo eixo por até cinco turno. Não funciona com objetos em movimento. Pode ser finalizado através do contrafeitiço geral;
Luz: não há;
Movimento manual: giro e aceno.

Segundo Ano


Aparecium
Avis
Colloportus
Colovaria
Embolotus
Everte Statum ou Everto Statum
Expecto Ranhus
Impedimenta
Incendio
Scourgify
Locomotor Mortis
Rictusempra

Aparecium
Efeito: encantamento revelador que desvenda mensagens ocultas por meio de tintas especiais, bem como qualquer sinalização camuflada por feitiços ou artifícios mágicos. Ao ser conjurado, este feitiço destaca detalhes previamente invisíveis, trazendo à luz informações antes dissimuladas;
Luz: branca;
Movimento manual: aceno.

Avis
Efeito: permite ao bruxo invocar aves não-mágicas com base em sua experiência. A variedade em quantidades, tipos e tamanhos das aves invocadas depende do nível de habilidade do conjurador. Inicialmente, o bruxo está limitado a três pássaros de pequeno porte, como canários. Vale ressaltar que essas aves não podem ser controladas diretamente pelo bruxo, sendo necessário o uso de Oppugno para tal fim;
Luz: azul;
Movimento manual: dois solavancos da esquerda para a direita.

Colloportus
Efeito: constitui um selo mágico em portas, trincos, passagens ou cadeados, tornando impossível abri-los sem o uso do contra-feitiço específico. A aplicação desse feitiço cria uma barreira mágica, resistente mesmo contra tentativas de dissipação com Finite Incantatem;
Luz: prata;
Movimento manual: giro.

Colovaria
Efeito: modifica a cor e textura primordial de objetos específicos, proporcionando uma variante que abrange as cores do espectro do arco-íris. Vale destacar que sua aplicação é vetada em objetos previamente modificados por magia;
Luz: definida pelo conjurador;
Movimento manual: giro contínuo.

Embolotus
Efeito: amarra os cadarços de um indivíduo ao acertar os seus pés, desequilibrando-o ou inibindo eventuais movimentações em razão da possibilidade de queda. O contrafeitiço geral (Finite Incantatem) não desempenha resultado imediato se utilizado nesta situação, sendo indicado que o bruxo corte os nós para se desprender mais rápido;
Luz: branca;
Movimento manual: dois giros anti-horários.

Everte Statum ou Everto Statum
Efeito: impacta o alvo, impulsionando-o aos ares e fazendo-o voar por alguns metros em piruetas contínuas, resultando em uma queda dolorosa no chão. A intensidade e precisão desse feitiço podem aumentar significativamente com a experiência do bruxo, refinada ao longo dos anos de prática;
Luz: laranja;
Movimento manual: apontar a varinha para o alvo.

Expecto Ranhus
Efeito: promove o acelerado crescimento de catarro no alvo ao longo de um intervalo constante de três minutos. A interrupção dessa azaração pode ser alcançada por meio do contrafeitiço geral, Finite Incantatem;
Luz: amarela;
Movimento manual: giro horário.

Impedimenta
Efeito: retarda momentaneamente os movimentos de um indivíduo, impedindo-o de concluir qualquer ação posterior ao lançamento do feitiço. O efeito persiste por três turnos e diminui ao longo do período circunscrito;
Luz: vermelha;
Movimento manual: aceno.

Incendio
Efeito: emite uma sequência composta por três linguetas de fogo. Embora essas labaredas não possuam potencial para causar impactos significativos ou grandes infernos, sua utilidade reside na formação de focos incendiários. Apesar da quantidade modesta, as labaredas revelam-se altamente  propagáveis, percorrendo até três quadrados de distância;
Luz: não há;
Movimento manual: giro e aceno.

Scourgify
Efeito: encantamento purificador, age como uma brisa mágica que aspira resíduos e impurezas em instantes, deixando para trás uma aura de limpeza restauradora. Inicialmente, seu foco é apontado para objetos, refinando-se progressivamente para abraçar a limpeza de quartos completos e, por fim, residências inteiras;
Luz: não há;
Movimento manual: giro horário.

Locomotor Mortis
Efeito: tece um laço mágico e translúcido em torno das pernas da vítima, seja humano ou animal, promovendo a união inescapável e efêmera de seus membros inferiores. Este feitiço hábil, ao atingir seu alvo, obstaculiza a locomoção da vítima, impondo uma momentânea restrição à sua liberdade de movimento. A duração desse feitiço é efêmera, estendendo-se por meros dois turnos, após os quais a vítima recupera a mobilidade perdida;
Luz: roxo;
Movimento manual: giro anti-horário.

Rictusempra
Efeito: alvejando especificamente a barriga de seu alvo, o conjurador o submete a uma incessante vontade de rir pelo tempo em que a azaração fizer efeito — a princípio, dois turnos. Durante esse tempo a outra pessoa será incapaz de manter um estado combativo devido às gargalhadas, e quando o feitiço cessar se verá com o fôlego abalado;
Luz: prata;
Movimento manual: corte frontal.

Terceiro Ano


Abaffiato
Aberto
Aresto Momentum
Avifors
Diffindo
Flagrate
Herbivicus
Immobulus ou Immobilus
Locomotor Objeto
Mobiliarbus
Pericullum
Quietus
Silencio
Socare
Sonorus
Tergeo
Uediósi ou Waddiwasi ou Uediuósi

Abaffiato
Efeito: o feiticeiro realiza uma série de movimentos para demarcar uma área, e aos poucos projeta uma barreira invisível capaz de isolar todo o som dentro daquela área, de maneira que qualquer ser vivo no exterior da região mapeada não consiga identificar nenhum ruído. O tamanho inicial da cúpula é de 5x5 quadrados, progredindo conforme a vontade do bruxo; áreas maiores demandam mais tempo para serem encobertas;
Luz: não há;
Movimento manual: aceno.

Aberto
Efeito: provoca a abertura de portas, celas e demais barreiras mecanicamente seladas — ou seja, de maneira não-mágica. É incapaz de destrancar fechaduras magicamente afetadas;
Luz: azul;
Movimento manual: giro anti-horário.

Arresto Momentum
Efeito: projeta uma força mágica capaz de diminuir a velocidade de objetos do tamanho de até uma cadeira que estejam em queda livre, até o ponto em que ele estaciona próximo à superfície de impacto, flutuando alguns centímetros acima, sendo liberado segundos após para concluir a trajetória sem sofrer danos consideráveis;
Luz: não há;
Movimento manual: aceno.

Avifors
Efeito:  transfigura, por meio de um lampejo azul, um objeto de menor escala em uma ave. Estes objetos geralmente compartilham de um mesmo peso de uma ave comum. Pedras de médio porte e partes de estátua são os candidatos mais adequados a este tipo de transformação na sua forma simplificada;
Luz: azul;
Movimento manual: giro anti-horário e dois acenos.

Diffindo
Efeito:  feitiço utilizado para realizar o corte de vinhas e cordas, precisando de uma sequência em casos onde o aglomerado do material seja abundante, como por exemplo, nos ninhos de Visgo do Diabo;
Luz: não há;
Movimento manual: corte no ar.

Flagrate
Efeito:  através do manuseio da varinha, o usuário pode criar formatações pirocinéticas, elas flutuam no ar ou podem ser fixadas em uma superfície, sendo permanentes até que seja extinguida pelo contrafeitiço geral;
Luz: não há;
Movimento manual: correspondente à criação.

Immobulus ou Immobilus
Efeito: diminui a velocidade de um corpo, dificultando a movimentação dos membros e a locomoção. Inicialmente, só surte efeito em pequenas criaturas, como goblins, diabretes e semelhantes;
Luz: azul;
Movimento manual: risco frontal.

Locomotor Objeto
Efeito: confere ao bruxo a maestria sobre um objeto de porte médio, facultando-lhe a capacidade de movê-lo com graciosidade em qualquer direção de sua preferência. Difere do Wingardium Leviosa no sentido de que não se trata de um efeito contínuo: é somente possível redirecionar o objeto uma única vez;
Luz: não há;
Movimento manual: aceno.

Mobiliarbus
Efeito: assegura o deslocamento de plantas e objetos de madeira ao bel prazer, de modo contínuo (isto é, até que o conjurador determine o fim do encantamento). Com gestos precisos da varinha, ele assume o controle desses elementos;
Luz: não há;
Movimento manual: aceno.

Pericullum
Efeito: invoca uma pequena quantidade de faíscas brilhantes que se assemelham a fogos de artifício. Os tons de vermelho são diversos e podem aumentar, tanto em quantidade quanto em cor, de acordo com a experiência do bruxo que as conjura. É muito utilizado como um sinalizador de perigo em algumas situações;
Luz: vermelha;
Movimento manual: apontar a varinha para o céu.

Quietus
Efeito: possibilita a harmonia após a dissonância acústica provocada por Sonorus. Este contrafeitiço  restaura o tom da voz amplificada à sua forma original e harmônica;
Luz: não há;
Movimento manual: toque na jugular.

Silencio
Efeito: em posse da varinha, o usuário pode encantar determinado indivíduo a ser privado de sua voz por um período indefinido de turnos, necessitando a utilização do contrafeitiço geral (conjurado por uma terceira pessoa) para cessar o efeito;
Luz: não há;
Movimento manual: giro.

Socare
Efeito: ao focalizar uma região específica do corpo, este feitiço desencadeia um impacto peculiar, assemelhando-se a um soco invisível. A energia mágica concentrada causa uma sensação vívida de impacto, surpreendendo e desconcertando o alvo com sua natureza sutil, mas eficaz;
Luz: vermelha;
Movimento manual: corte frontal.

Sonorus
Efeito: nas situações de urgência ou para comunicados de ampla magnitude, este feitiço amplifica a voz do bruxo, emitindo um som potente que envolve aqueles ao redor. A ressonância resultante assemelha-se à clareza de um microfone sem fio, conferindo ao bruxo uma presença sonora notável;
Luz: não há;
Movimento manual: giro.

Tergeo
Efeito: configura a ponta da varinha como uma espécie de aspirador mágico. Conforme o bruxo aprimora suas habilidades, a capacidade de absorção do Tergeo expande-se, permitindo a limpeza de uma variedade cada vez maior de sujeiras. A magia fluida deste encantamento evolui com o nível de proficiência do bruxo, proporcionando uma solução encantadora para a limpeza mágica;
Luz: não há;
Movimento manual: sacolejo.

Uediósi ou Waddiwasi ou Uediuósi
Efeito: torna o bruxo capaz de mover qualquer objeto, independente de seu peso — claro, contanto que não seja algo fora de escala — para outras posições dentro de um espaço. Pode movimentar mesas com um aceno da varinha, ajustar a posição de cadeiras e poltronas com floreios e fazer a mesma coisa com qualquer coisa, exceto objetos encantados para não serem movidos e varinhas empunhadas;
Luz: laranja;
Movimento manual: apontar a varinha para o alvo.

Quarto Ano


Accio
Ascendio
Estupefaça
Glacius
Impervius
Illegibilus
Lapifors
Melofors
Petrificus Totalus
Reducto

Accio
Efeito: o bruxo é capaz de convocar qualquer objeto que tenha em mente, erguendo a varinha no sentido do que deseja trazer para mais perto ou, em casos de maior experiência, simplesmente utilizando a fórmula mágica para puxar o item para perto. Com bruxos mais experientes, é possível aumentar a efetividade do feitiço, tragando todo e qualquer parafernália que o estudante tenha em mente. É possível utilizá-la para puxar varinhas soltas e largadas, mas as varinhas empunhadas por seus respectivos proprietários são um objeto que não pode ser puxado. Objetos encantados contra o Accio também não podem ser puxados;
Luz: não há;
Movimento manual: erguer a varinha.

Ascendio
Efeito: erguer a varinha no sentido vertical, como um risco direto para cima, é responsável por fazer o bruxo ganhar uma impulsão súbita, cobrindo vários metros de altura para alcançar, por exemplo, beiradas ou objetos que estejam muito elevados em algum espaço. É tido como um feitiço de mobilidade, com sua serventia geralmente lida como um modo de ultrapassar obstáculos;
Luz: não há;
Movimento manual: erguer a varinha.

Estupefaça
Efeito: a conjuração do feitiço Estupefaça submeter uma vítima designada (o que inclui criaturas sencientes de pequeno e médio porte) ao estupor, isto é, a um estado de não consciência. Tal estado difere substancialmente do que reconhecemos como inconsciência, posto que não há, durante o estupor, atividade psíquica (sonhos, por exemplo). Em princípio, quando convocado por quartanistas, o feitiço se manifesta como mera força de repulsão, capaz de interceptar investidas e afastar agressores. Essa habilidade permite desalojá-los de suas posições defensivas ao impeli-los para longe, tornando-os vulneráveis. É a partir do quinto ano que o Estupefaça se revela como uma ferramenta eficiente e não letal nos conflitos. Nesse estágio, resulta em incapacitação temporária de outros adversários, preservando-os num sono que se estende por vinte minutos. Adiante, na última etapa de evolução (sexto e sétimo anos), torna-se apenas via Enervate;
Luz: vermelha;
Movimento manual: aceno.

Glacius
Efeito: aos bruxos mais inexperientes, compete o uso do Glacius através de um jato de ar frio que pode ser direcionado em qualquer sentido desejado; o feitiço é capaz de congelar, com diferentes graus e níveis de exposição, objetos, líquidos e outras superfícies, como tecido e metal;
Luz: não há;
Movimento manual: erguer a varinha.

Impervius
Efeito: reveste superfícies alvo com uma película mágica não perceptível, tornando a zona física impermeável a líquidos, incluindo a água. Sem prejudicar a estética ou a funcionalidade da superfície, Impervius cria, em suma, uma defesa invisível contra a penetração de líquidos;
Luz: não há;
Movimento manual: aceno.

Illegibilus
Efeito: encantamento aplicável em palavras grafadas sobre qualquer plano. O texto designado sofre uma metamorfose distinta, tornando-se completamente ininteligível e desafiando qualquer tentativa de compreensão. As palavras se entrelaçam em uma dança caótica, embaralhando-se de maneira peculiar, afastando-se completamente da norma linguística. Este feitiço peculiar fornece ao bruxo uma ferramenta eficaz para ocultar informações, garantindo que apenas aqueles familiarizados com sua magia possam decifrar o enigma resultante;
Luz: não há;
Movimento manual: aceno.

Lapifors
Efeito: semelhante ao encantamento Fera Verto, o feitiço em questão pode metamorfosear uma criatura ou objeto de pequeno porte em um coelho de igual tamanho, sendo a vítima, a partir da feitura do feitiço, suscetível ao controle do conjurador para a realização de simples tarefas. A transformação tem a duração de três turnos, podendo aumentar conforme a experiência de quem a lança;
Luz: verde;
Movimento manual: apontar a varinha ao alvo.

Melofors
Efeito: conjura, instantaneamente, uma abóbora ao redor da cabeça de quem é atingido, sem distinção de espécie — limitações podem surgir, contudo, quando a cabeça do atingido é excessivamente grande para caber uma abóbora. A abóbora só será conjurada quando o lampejo acertar a cabeça de alguém. Se atingir outro local do corpo, nada acontece;
Luz: laranja;
Movimento manual: apontar a varinha à cabeça do alvo.

Petrificus Totalus
Efeito: enrijece os membros do ser atingido ao ponto de causar paralisia absoluta e imediata. A duração dessa condição, em um cenário sem intervenção externa, estende-se por uma hora. Sua eficácia pode ser bloqueada por meio de Protego e revertida através de Finite Incantatem, proporcionando uma dinâmica estratégica nos confrontos mágicos;
Luz: cinza;
Movimento manual: aceno.

Reducto
Efeito: provoca a implosão de objetos de pequeno porte, como jarros, copos, pequenas caixas e embrulhos. O termo "implosão" refere-se ao processo em que o objeto é colapsado para dentro de si mesmo, resultando em sua destruição. A resistência do material em questão desempenha um papel crucial no resultado final, podendo afetar a eficácia do feitiço, tornando-o falho ou parcial em certas circunstâncias. Cabe notar que, para objetos de maior porte, como mesas, a habilidade de implodir apenas se manifesta no sétimo ano de estudo mágico avançado;
Luz: preta;
Movimento manual: risco em diagonal à direita, depois à esquerda.

Quinto Ano


Anapneo
Belius Potrus
Bombarda
Collare
Corneo Frontis
Descendo
Denigro
Erecto
Expecto Patronum
Finestra
Pontalíngua
Riddikulus

Anapneo
Efeito: o feitiço tem como principal utilidade desbloquear as vias respiratórias de um indivíduo, uma vez que tenham sido obstruídas de alguma forma, seja sob efeitos de envenenamento, afogamento ou diversos. Importante ressaltar que, apesar da desobstrução, não significa que danos oriundos da causa primária sejam desfeitos, isto é: a laceração, dor, inchaços, permanecem, necessitando tratamento médico específico;
Luz: não há;
Movimento manual: aproximar a varinha das narinas.

Belius Potrus
Efeito: induz a expulsão de esferas de pelo e substâncias fedorentas pelo umbigo de alguém a cada cinco minutos. A azaração não pode ser contida por Finite Incantatem, e todas as bolas devem ser expelidas por completo. As consequências causadas podem variar de pequenas marcações na região ou sintomas de desidratação por alguns segundos;
Luz: marrom;
Movimento manual: corte frontal.

Bombarda
Efeito: comumente empregado em fechaduras e barras de metal trancafiadas, trata-se de um feitiço de explosão controlada. As explosões são naturalmente barulhentas e inapropriadas para atos furtivos, além de gerarem impactos que podem afetar as coisas ao redor da região atingida. É bastante efetivo contra estruturas de metais ferrosos e pesados.  No entanto, as explosões resultantes são inerentemente barulhentas, tornando-as inadequadas para ações furtivas. Seu impacto, embora focalizado, reverbera além da área imediata, afetando objetos e estruturas ao redor;
Luz: não há;
Movimento manual: corte frontal.

Collare
Efeito: fixa objetos nas paredes, teto ou chão, que são impossibilitados de caírem enquanto estão sob o feitiço. O efeito colante é permanente, com um tempo de duração natural que são necessários retoques. Quando imposto ao contrafeitiço geral pode ser facilmente anulado;
Luz: não há;
Movimento manual: apontar a varinha.

Corneo Frontis
Efeito: faz pequenos chifres crescerem na testa de um indivíduo, causando um desconforto que se assemelha a uma apontada na cabeça. A azaração pode ser contida com Finite Incantatem, embora o contrafeitiço não consiga eliminar as marcas deixadas por ela, que só podem ser reduzidas com poções e produtos para a pele;
Luz: cinza;
Movimento manual: apontar a varinha ao alvo.

Descendo
Efeito: induz mudanças gravitacionais intensas em um objeto designado. Através de uma pressão mágica distinta, o objeto selecionado é compelido a cair da superfície em que se encontra, resultando em um movimento descendente provocado pela alteração na força gravitacional. Este feitiço oferece uma abordagem mágica para manipular a queda de objetos, proporcionando uma utilidade prática em situações diversas;
Luz: não há;
Movimento manual: condução para baixo na vertical.

Denigro
Efeito: com propriedades corrosivas para objetos não-mágicos. Denigro inicia um processo de oxidação elementar lento que tem como funcionalidade apodrecer ou desgastar certo utensílio através da ferrugem. É normalmente utilizado em correntes e pequenos minerais que decorrem de extrações. O tempo de duração pode ser modificado de acordo com a experiência do bruxo;
Luz: marrom;
Movimento manual: aceno.

Erecto
Efeito: o feitiço armador é amplamente utilizado para montagem de objetos, uma vez que não tenham sido danificados. Seus efeitos são diversos, desde auxílio no armamento de barracas à montagem de quebra-cabeças, malas e escadas. O encanto ergue, monta e configura o objeto-alvo para sua utilização padrão;
Luz: amarela;
Movimento manual: apontar a varinha até o final do feitiço.

Expecto Patronum
Efeito: inicialmente, o Expecto Patronum conjura um vórtice de energia esbranquiçada, capaz de limitar a aproximação de Dementadores ou, ainda, afastá-los mediante avanço deste mesmo turbilhão. A área inicial em que o vórtice pode se projetar é de 3x3 quadrados, mas sua progressão pode ser expandida mediante a elaboração do encanto, que varia de acordo com a lembrança utilizada em sua criação;
Luz: azul;
Movimento manual: aceno.

Finestra
Efeito: modifica estruturas superficiais a base de vidro — reduzindo-as —,  e as estilhaça em partículas que são seguras para o toque. O processo não deixa cacos ou fragmentos espalhados pelo chão ou ar e não proporciona barulho estrondoso que possa ser detectado;
Luz: cinza;
Movimento manual: aceno.

Pontalíngua
Efeito: como a sensação de comer peixes com espinhas, atraca pequenos espinhos na cobertura da língua que dificultam a mastigação de alimentos e a sucção de saliva. O desconforto torna-se imprescindível, e pequenas bolhas de inchaço começam a surgir na região. Seu crescimento pode ser amenizado com poções específicas e Finite Incantatem, embora a sensação na boca perdure por mais tempo;
Luz: vermelha;
Movimento manual: rodopio.

Riddikulus
Efeito: o feitiço para Repelir Bicho-Papão, conhecido como Riddikulus, é utilizado como uma defesa eficaz contra essas criaturas. Ao ser conjurado, o feitiço faz com que o bicho-papão assuma, de maneira involuntária, uma forma hilariante para o conjurador. Essa transformação anula a habilidade da criatura de aterrorizar a vítima, transformando o encontro assustador em algo mais palatável e até mesmo cômico;
Luz: não há;
Movimento manual: rodopio.

Sexto Ano


Confundo ou Confundus
Cegare Momento
Distorccio
Obscuro
Petrus Pontus

Confundo ou Confundus
Efeito: causa uma breve confusão mental no alvo, desconcentrando-o de sua atual tarefa durante alguns segundos;
Luz: rosa;
Movimento manual: aceno da varinha.

Cegare Momento
Efeito: causa uma breve cegueira caso a luz atinja a região ocular. O tempo de cegueira aumenta conforme a experiência do bruxo;
Luz: cinza;
Movimento manual: risco frontal.

Distorccio
Efeito: torna um item irreconhecível através da distorção. O número de feitiços de reparação necessários para restaurá-lo à sua forma original é relativa à quantidade de vezes que o encantamento foi realizado com sucesso. Para bruxos inexperientes, conjurar este feitiço em objetos mágicos é impossível, assim como descaracterizar um objeto comum de forma permanente;
Luz: não há;
Movimento manual: giro anti-horário.

Obscuro
Efeito: constitui a criação imediata de uma venda negra diante dos olhos da vítima que, obstruindo o campo visual. Se executado com maior preparo, o que requer dois turnos, esse feitiço priva integralmente a percepção ocular do inimigo, imergindo-o em um véu escuro que impede qualquer discernimento do ambiente circundante;
Luz: preta;
Movimento manual: aceno.

Petrus Pontus
Efeito: cria uma sucessão de três pedras pontiagudas que são atiradas em um único alvo, todas com diâmetro de no máximo 20 centímetros;
Luz: não há;
Movimento manual: giro e aceno.


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Administração
Moldura :
002. Feitiços G1NHurR
Frase :
Help will always be given at Hogwarts to those who ask for it.
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